sábado, 17 de abril de 2010

Kit Primeiros Socorros

Assim como várias leis criadas no Brasil de forma incompetente e inconseqüente, a Resolução 42, do Código de Trânsito Brasileiro, obrigava o porte de um Kit de Primeiros Socorros a todos os veículos de passeio fabricados no Brasil a partir do dia 01 de janeiro de 1999. Por que não deu certo?
Bem, pela fiscalização insuficiente e pela ignorância do motorista brasileiro já seria de se esperar, também por obrigar que a peça estivesse acomodada dentro do habitáculo do veículo em uma época em que porta-objetos não era moda e ainda existia carro sem porta-luvas (Renault Twingo) ou que a falta de um livreto de primeiros socorros junto ao kit já agravaria ainda mais a situação... acho que de 10 pessoas, 9 não sabem qual a primeira ação a ser tomada ao scorrer uma vítima - sinalizar o local para evitar que o acidente aumente de tamanho. Mas ao consultar a eficiência do kit frente a especialistas, veio a resposta. A revista Autoesporte, de fevereiro de 1999 levou a questão ao Corpo de Bombeiros de São Paulo e a resposta vocês já devem estar sabendo: o kit não funcionava! No máximo serviria para cobrir um pequeno ferimento. Então, na mesma ocasião, recomendaram alterações e sugeriram seu próprio kit, simples, com poucos ítens, mas capaz de socorrer até mesmo uma vítima politraumatizada.
Recentemente consultei o Corpo de Bombeiros de Goiânia, da Av. Anhanguera e informei a lista de ítens sugerida pelo Corpo de Bombeiros de SP na época e ainda sugeri a inclusão de uma pequena lanterna de Led. Tudo ok. Os ítens ainda continuam atualizados e seriam mais do que bem-vindos a cada veículo terrestre, não só os carros de passeio. Então, pessoal, caneta e papel á mão para os ítems que você irá comprar quando sair de casa:

* Colete cervical
* Talas moldáveis
* Máscara para respiração artificial
* Fita crepe
* Soro fisiológico
* 2 pacotes de gaze
* 2 rolos de atadura
* 2 pares de luva cirúrgica
* Tesoura de ponta romba
* Bandagem triangular
* Livro de Primeiros Socorros ( download: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/links/arq_334_ManualPrimeirosSocorrosoficial.pdf )
* Bolsa térmica de cor clara para transporte dos ítens

OBS:
1 - O colete cervical é um pouco grande e não vai caber na bolsa. Coloque-o dentro de um saco plástico e guarde no porta-malas. Só ele!! O resto é no habitáculo.
2 - Não mencionei os manuais de Primeiro Socorros que vem junto com o manual do proprietário dos veículos fabricados no Brasil porque os que conheci até agora são RIDÍCULOS. O da Volkswagen do Brasil então, só serve para fazer fogueira ou aviãozinho...

É só isso colegas. Agora, pelamordedeus, não faça com essa matéria o que faz com seu voto. Leve isso a sério! Se todos fizessem isso no Brasil, muitas pessoas poderiam estar vivas hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário